Início » Dicas » Melhores teclados para celular – Qual é o melhor padrão?

Melhores teclados para celular – Qual é o melhor padrão?

Embora o padrão de teclado que vem com o smartphone seja sempre bastante funcional, muitos usuários acabam procurando por alternativas de teclado, seja por não gostarem do padrão, seja por estarem buscando teclados com opções avançadas, mais opções de caracteres/emojis etc.

Porém, eles sempre acabam esbarrando na seguinte dúvida: que padrão de teclado utilizar para fugir do tradicional? Quais teclados são confiáveis e realmente melhores? E, principalmente, como alterar o teclado nos smartphones Android ou iOS?

Pensando justamente em auxiliá-lo na hora de escolher e de trocar o padrão de teclado de seu smartphone é que nós preparamos este guia completo sobre o assunto. Continue lendo!

Quais os melhores aplicativos de teclado para Android e iOS?

Primeiramente, vejamos algumas opções de teclado para Android e iOS, incluindo as principais funcionalidades e diferenciais de cada um deles.

GBoard

Talvez o mais popular dos teclados (e o mais utilizado, uma vez que é o que geralmente vem como teclado padrão nos aparelhos Android), o Gboard é o teclado do Google. Ele possui uma série de funcionalidades que facilitam a digitação, como a digitação em gesto.

Além disso, para aqueles que gostam de ter uma grande variedade de emojis e GIFs à disposição na hora de conversar, o Gboard também atende bem a essa demanda.

Convém mencionar que o Gboard ainda tem integração com outras ferramentas do Google, além de ter compatibilidade com dezenas de idiomas.

Para baixar o Gboard, acesse sua página na GooglePlay ou na AppStore.

SwiftKey

Para quem deseja fugir do teclado padrão do Android, uma excelente opção é o SwiftKey. Desenvolvido pela Microsoft, é um teclado que está constantemente em evolução, pois vai aprendendo conforme você vai digitando, captando seus principais erros e antecipando algumas possíveis correções.

O SwiftKey também possui integração a emojis e GIFs, também servindo bem para quem busca um bom teclado com essa função. Além, é claro, de possuir diversos temas, podendo ser personalizado, e ter suporte a gestos!

Par baixar o SwitfKey, acesse sua página na GooglePlay ou na AppStore.

Flesky

Considerado um dos teclados mais “personalizáveis” e rápidos do mundo, o Flesky é ótimo para quem busca aumentar a produtividade relacionada à digitação. As personalizações não se limitam à aparência, possuindo também extensões avançadas que ajudam na escrita.

O Flesky também se destaca pelos gestos. Deslizando para a esquerda, por exemplo, uma palavra é excluída. Os gestos também podem ser utilizados para fazer pontuações ou espaços, dentre outras opções. Além disso, ele também possui suporte a uma grande variedade de idiomas.

Para baixar o Flesky, acesse sua página na GooglePlay ou na AppStore.

Chrooma

Conhecido como “teclado camaleão”, o Chrooma destaca-se especialmente pela sua grande capacidade de personalização, especialmente ao que diz respeito às cores. Isso porque ele é capaz de mudar automaticamente de cor de acordo com o aplicativo que você está utilizando.

Além disso, ele tem grande integração com emojis e GIFs. As funções de digitação podem não ser as melhores, apesar de ele ainda cumprir muito bem essa função, sendo um teclado bastante veloz. Porém, ele ainda é bastante limitado no que diz respeito a compatibilidade com idiomas.

Para baixar o Chrooma, acesse sua página na GooglePlay ou na AppStore.

Como instalar os teclados no Android e no iOS

Obviamente, o processo de instalação irá variar muito de aparelho para aparelho, além de mudar de acordo com a versão do sistema operacional. Porém, faremos um pequeno passo a passo de como configurar o novo teclado instalado no Android e no iOS.

No Android

No Android, após baixar e instalar o novo teclado, siga os seguintes passos:

  1. Acesse as configurações do aparelho;
  2. Vá em “sistema” e em seguida em “idiomas e entrada;
  3. Depois, aperte em “teclado virtual” e vá em “gerenciar teclados”;
  4. Os teclados instalados em seu aparelho serão exibidos. O teclado atual estará com a chave ligada. Simplesmente ligue a chave do teclado que deseja habilitar. Caso apareça uma notificação na tela, simplesmente aperte “ok” para confirmar a habilitação;
  5. Enquanto estiver utilizando o teclado, caso você deseje alternar entre aqueles que estão habilitados, simplesmente aperte no ícone do teclado no canto inferior direito do teclado e selecione o que desejar.

No iOS

Já no iOS, após ter instalado o novo teclado, basta seguir os seguintes passos para habilitá-lo:

  1. Acesse as configurações do aparelho;
  2. Em seguida, vá em “geral” e desça a tela até encontrar a opção “teclado”;
  3. Clicando em “teclado”, aperte agora em “teclados” e vá em “adicionar novo teclado…”;
  4. Dentro da opção “teclados de terceiros” estarão listados os teclados instalados. Simplesmente toque em cima do teclado que deseja adicionar;
  5. Volte à tela anterior, aperte em “editar”, no canto superior direito, e use a aba à direita para reordenar ou deletar algum item;
  6. Volte à tela anterior, clique sobre o seu teclado e em seguida ative a opção “permitir acesso total” (isso permitirá que o teclado seja utilizado em situações que envolvam dados sensíveis, como senhas);
  7. Enquanto estiver utilizando o teclado, caso deseje alternar entre os que estão instalados, simplesmente aperte no ícone do globo no canto inferior esquerdo do teclado. Se deseja ter acesso a uma lista com os teclados disponíveis, em vez de apertar e soltar, mantenha o toque pressionado.

Pronto! Você adicionou e alterou o teclado de seu smartphone! Caso queira mais dicas e tutoriais para incrementar as funcionalidades de uso de seu aparelho, leia alguns de nossos outros artigos!

Comente